A importância da formação profissional em tempos de Covid-19

Em Dezembro de 2019 abriu-se a caixa de Pandora e o mundo foi confrontado com uma doença mortal e muito contagiosa que se dispersou a uma velocidade assustadora.

Em Janeiro de 2020 verificou-se em Portugal o primeiro caso suspeito e em Março o País deparou-se com algo inusitado. Fomos obrigados a parar grande parte da atividade económica, sem tempo para nos adaptarmos à nova realidade (ensino à distância, teletrabalho, etc.).



Os desafios encontrados pelas empresas foram e são muito diversos:

  • Desafios de trabalho

  • Desafios das soluções tecnológicas

  • Desafios de acesso ao mercado

  • Desafios para dar cumprimento às boas práticas e obrigações legais

  • Desafios de índole pessoal dos seus trabalhadores

No que diz respeito ao desafio do acompanhamento e desenvolvimento das pessoas, é essencialmente através da formação em e-learning que as empresas podem continuar a desenvolver as competências dos seus colaboradores e a cumprir as exigências legais ao nível da formação, nomeadamente da formação na área da Higiene e Segurança Alimentar, tão querida das empresas do setor da Agroindústria e na área da Higiene e Segurança no Trabalho, para o setor Agrícola e para a Indústria em todos os setores de atividade.

Por outro lado, as plataformas de formação online podem oferecer aos colaboradores uma sensação de normalidade e o enriquecimento das suas capacidades para os novos desafios que estamos e vamos enfrentar.

Assim, é fundamental continuar a promover o desenvolvimento do know how dos trabalhadores para se poder aumentar a produtividade e os resultados em tempos de grave crise económica.

Os sistemas de formação online podem ser muito eficientes pois salvaguardam totalmente o distanciamento social e aumentam o alcance da mesma a trabalhadores que noutras circunstâncias não poderiam comparecer na formação por motivos de incompatibilidade de horários com a atividade produtiva. Na verdade, estes sistemas reduzem quase por completo as limitações de espaço e disponibilidade das equipas, sem quaisquer disrupções na produtividade.

Por outro lado, as soluções das plataformas de formação online oferecem um sistema de aprendizagem com variedade de conteúdos e ferramentas que facilitam a compreensão e aprendizagem dos conteúdos que são necessários para permitir o desempenho competente e eficaz de cada função.

Fundada em 1990, a Alicontrol é uma empresa de consultoria no setor agroalimentar, tendo desenvolvido centenas de projetos de Indústrias de Transformação de Carnes, Matadouros, Salas de Desmancha, Indústrias de Padaria e Pastelaria e Pratos Cozinhados, Unidades de Preparação e Congelação de Pescado, Unidades de Produção de Conservas, Unidades Industriais de Hortofrutícolas (4 Gama) etc., num universo de 10 países. A sólida formação da Alicontrol, aliada à diversificada experiência do seu corpo técnico, permite-lhe conceber soluções únicas à medida da visão de cada cliente, característica diferenciadora dos serviços que presta e que são reconhecidos, pelos seus mais de 200 clientes.

A Alicontrol é também uma empresa de Formação Certificada para as áreas da sua competência, disponibilizando aos seus clientes:

  • Plataforma de formação funcional e customizada TOTALMENTE ONLINE;

  • Apoio administrativo ao processo;

  • Preparação da documentação da formação;

  • Entrega de certificado digital aos formandos.

A solução tem sido um sucesso e está a ser muito procurada desde que o mundo passou a ter as grandes limitações que conhecemos, no que diz respeito à proximidade das pessoas, e que não sabemos quando estarão ultrapassadas.